Tenho observado ao longo do meu caminho, pessoas que se consideram (e às vezes até o são) estudadas, esclarecidas, bem posicionadas na vida e na profissão, etc, repetindo aquele discurso maldoso, disfarçado de bom conselho, que induz o outro a pensar que é inferior ou incapaz seja lá do que for.

Hoje vejo claramente a insegurança, a inveja e o medo que esses “seres” têm do brilho dos outros e o quanto já fui atingida por esse tipo de comportamento ao longo do meu aprendizado. Mas vejo também que isso só aconteceu porque EU seguia distraída demais do meu verdadeiro potencial ou então, em algumas situações, menos preparada para esse tipo de “confronto subliminar”.

E foi por ai que comecei um importante trabalho interior: acreditando em mim mesma, mantendo a atenção direcionada nos fatos, desconfiando de alguns “bons conselhos” e confiando mais no meu bom senso, no meu trabalho e na minha capacidade de fazer bem feito e de acertar!!!

Somente dessa maneira consegui me reprogramar interiormente e, enfim, perceber aquele ponto sutil que separa uma critica construtiva de uma sabotagem emocional e seguir dia a dia, mantendo a devida distância (segura e necessária), de pessoas com esse perfil.

Não poderia deixar de comentar, que (infelizmente) encontro essas atitudes em pessoas do meu convívio próximo e que poderiam ser consideradas “acima de qualquer suspeita” (...). Pessoas que EU considero... mas que pelo que observo, só consideram a si próprias e seu mundinho inseguro, cuidadosamente camuflado por uma imagem de superioridade e sabedoria... (ts ts..).

É triste, de repente, constatar que a confiança que dediquei a alguém, foi usada contra mim mesma!!! Por motivos tão pequenos, de pura vaidade ou para evitar a todo custo, uma possível comparação, concorrência pessoal, ou qualquer outra situação dessa natureza... (Afff...) Isso é um golpe baixíssimo e assustador, mas que já senti na pele!!

Concluindo, vejo também que estaremos sempre expostos à todo tipo de pessoas e cabe somente a nós mesmos diferenciar umas das outras; valorizar quem merece e nos posicionar acima daqueles que insistem em manter sua "coleção" de atitudes inferiores e potencialmente limitantes.

Está em nossas mãos a opção de seguir pela vida com maturidade e critério, confiando em si próprio e principalmente acreditando que ainda é possível aprender e evoluir com o conhecimento de quem caminha a nosso lado!!

0 comentários:

Postar um comentário